Chamadas editadas no dia 24 de novembro de 2025
A história contada pelos repórteres desde o Século XIX. Chamadas editadas no dia 24 de novembro de 2025. Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Presidente: Sérgio Willians. Edição: jornalista Silvio Bergamini (Mtb 13552).
Hemeroteca Digital e Blog. A Biblioteca Nacional recebe o conteúdo recuperado. Fica à disposição, sem custo.
______________________________________________________________
A Tribuna de 1 de janeiro de 1918. “A Guerra no Espaço”. “Combates na frente italiana”. Ex-rei da Grécia, traidor a pátria”. E a charge repetida por vários finais e começos de ano.
Comemoração do Dia do Município acontece no Fórum por conta da regulamentação da divisão territorial municipal. “Abaixo Stalin e seus tyrannos Vermelhos”. Manchetes de primeira página do Correio da Tarde de 2 de janeiro de 1939.
Em 4 de janeiro de 1859, a Revista Commercial, em sua primeira página:
*Um suposto roubo”, envolvendo quilombolas e escravos em uma trama. E “A procura da felicidade”.
Em 2 de janeiro de 1922, da Gazeta do Povo. Lembrando as comemorações de 1 de janeiro, Ano Novo, em matéria de primeira página.
Washington Luis não está disposto a dar subvenção jornais. E editorial do jornal Praça de Santos, de 3 de janeiro de 1927 tem o título “Muito bem senhos Presidente”, comentando o assunto.
Página recuperada de 1 de janeiro de 1940. Ano Novo na charge desde à terra como um paraquedista. Em A Tribuna.
Em 1 de janeiro de 1970. A Tribuna tem na primeira página resumo de 1969. Manchete sobre o presidente Medii, “paz social”.
Tragédia em Cubatão, por causa das chuvas, deixa 4 mil desabrigados na Vila Parisi. Jornal Cidade de Santos, primeira página. 24 de janeiro de 1985.
Remédio com indicações e doses excessivas vendido com duas bulas diferentes. Também do Cidade de Santos na data 23 de novembro de 1985.
Página de anúncios e indicação de restaurantes no jornal Cidade de Santos também de 23 de novembro de 1985.
Revista Flamma de 9 de setembro de 1924. Capa com motivo FÉ.
Na mesma edição, duas peças publicitárias criativas com personagens em diálogo. Além de recomendações sobre alimentos perigosos, hábitos de vida dos japoneses. A edição tem 40 páginas.
Flamma, maio de 1927. Capa com aberto elogio ao sexo feminino.
Além de uma peça publicitária sobre os efeitos digestivos de uma bebida, pensamentos e anúncio de um banco hipotecário e agrícola. Também
na mesma edição da Flamma, que tem 46 páginas.
Alvorada da Paz. Texto na revista Flamma 1945, 4a. edição; Discorre sobre o fim da II Guerra mundial.
Contar quantas vezes uma determinada palavra aparece na edição da revista. Acertou, ganha um prêmio. E entre os acertadores um sorteio de vale postal. Na mesma edição da Flamma.
Na Revista Brasilidade de outubro de 1946. “Rui Barbosa, esse complexo romântico”. Texto de Omar Santos.
Capa da edição da Brasilidade. Crianças brincam na areia da praia.
Índice Turístico e Informativo sobre cidade de Santos. Ano, 1971. Edição da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. Edição com 40 páginas.
Fim da greve da S.M.T.C. que envolvia motoristas e cobradores. A vinda de Kennedy ao Brasil. Estas e outras manchetes na primeira página do O Diário de 26 de maio de 1962.
Menor sequestrada e arrastada para bananal. Carro particular provoca desastre.
Mesma edição do O Diário
Capa da revista A Fita tem fotografia das pedras que existiam na divisa entre Santos e São Vicente. As “tradicionais pedras dos ladrões, na Praia de Itararé”. Edição com 36 páginas.
Anúncio da Polytheama Rio Branco. Empresa cinematográfica. Na mesma edição de A Fita.
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=036180&pesq=&pagfis=1706
Mapa do movimento da Santa Casa de Santos, no dia 6 de junho de 1853.
Anúncio do Hotel Million na rua Septentrional, 3. Vinhos e xaropes. Alimentação. Também na mesma página da edição de 20 de fevereiro de 1864 da Revista Comercial. Tras também anúncio de venda de escrava de 33 anos, engomadeira e sadia.
Vida Jornalística. É o título de uma coluna no jornal A Vanguarda. Escrita por um jornalista que viveu a transição Império – Repúbica. Um jornalista e professor. Suas considerações e sua formação. De 5 de julho de 1912.
Página de anúncios na mesma edição de A Vanguarda.
Na página 80 do Almanaque de Santos, ano 2011, o ponto de encontro salpicado de embarcações vindas de várias cidades e muitas da capital.
Em 12 de março de 1914 a revista A Fita tem a ilustração de uma jovem mulher e uma observação: A Cachopa.
Na página 10 da mesma edição, peça publicitária do anuário Indicador Santense.
Ainda na mesma edição, texto de Gino Gambini em forma de verso. O gostar de ver moças banhistas. O gole de conhaque na madrugada fresca.
Torcida do Corinthians antecipa carnaval com chegada ao título. Cidade de Santos, 11 de fevereiro de 1980.
Contra a instalação de Usina Nuclear na região de Peruíbe. Manifestação popular não tem autoridades municipais acompanhando. Mesma edição do Cidade de Santos.
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docreader.aspx?bib=896179&pesq=&pagfis=74897
Sangrentos Motins na Coréia. Manchete de A Tribuna de 20 de abril de 1960.
Página de anúncios na mesma edição.
Menor ao volante atropela sambistas. Chamada de primeira página de A Tribuna de 4 de fevereiro de 1980.
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=153931_06&pagfis=44954
Profissionais alavancam terceiro setor com trabalho dedicado. Primeira página do Boqueirão News de 14 de outubro de 2000. Santini Mello, ex-secretário de Ação Comunitária, alerta que instituições que não optarem por profissionais poderão fechar as portas.
Denúncias do Jornal Preto no Branco trazem intranquilidade aos tradicionais empreguismos, corrupção. Preto no Branco, editado pela Cooperativa dos Jornalistas de Santos. Em edição Extra de agosto de 1980.
Anúncio do complexo educacional Carmo, com seus cursos livres e regulares. Instituição que mantém a tradição de ensino. Na edição de 20 de novembro de 1980 do jornal Preto no Branco.
Serviço Social da Indústria anuncia gêneros alimentício a preços baixos. Os vários endereços em Santos em Santos e inerior.
Anúncio no Santos Jornal de 8 de agosto de 1947.
Na mesma edição do Santos Jornal, “…o problema da juventude operária atinge todas as raças, continentes e países…”. Página 8. Dia 8 de agosto de 1947.
Em 1974 o Almanaque de Santos mostra peça de divulgação do Jornal A Tribuna sobre os 80 anos de circulação da publicação.
No mesmo ano, O Almanaque de Santos conta a história do transporte coletivo na cidade. As gôndolas, para várias pessoas, com tração animal. Bondes. A evolução até aquele ano de 1974.
As histórias de humor no folclore do cais. Jornal do Porto, setembro de 1982.
As batalhas da revolução de 1932 foram acompanhas pela imprensa. Em A Tribuna de 1 de agosto daqueçle ano notícia de um avião ditatorial abatido, como manchete de primeira página. Na mesma página pedido de cautela com traidores e espiões.
Hospitais cirúrgicos e ambulâncias com apoio forte da Cruz Vermelha de Santos seguem para o norte de São Paulo. Na área conflitos militares revolucionários, com baixas paulistas. A Tribuna, 6 de agosto de 1932
Uma experiência para carregamento de vagões de granel. Na mesma edição da revista da Companhia Docas de Santos.
A canonização de mártires. Uma crítica à Cúria Romana demonstrando o julgamento pelos meios de comunicação da época. A data é 19 de gosto de 1862. Os jantares, passeios e boas coisas da vida, em Roma, são mencionados, pois todos são de padres e bispos das regiões onde mártires foram canonizados.
Os presentes a Washinton Luiz, eleito presidente do Brasil. Matéria do Praça de Santos, de 27 de dezembro de 1926. Em editorial o jornal comenta a validade desses presentes recebidos. E cita o procedimento do presidente dos Estados Unidos da América diante daquilo que lhe foi presenteado.
Defesa do contribuinte, razão da reunião Associação Comercial Varejista de Santos. Tudo por conta dos novos impostos estaduais. Agnaldo de Araujo Goes fezr relevante explanação sobre o assunto. Ele faz as contas em alguns exemplos, mostrando a enormidade de impostos que serão adicionados aos preços.
Tirar as crianças da rua. Matéria que aborda escolinha de futebol no bairro do Bom Retiro, em Santos. “Pai Coruja”, Sydnei Lima da Silva é entusiasta dos treinos e garante o empenho do filho. Jornal Local, 1 de fevereiro de 1997.
O patriotismo dos italianos é bastante revelado em matéria de A Tribuna de 8 de abril de 1918. A Societá Italiana de Beneficenza prestando instrução aos súditos de S.M. Victor Manoel III. O bom acolhimento aos italianos, pela Societá, é elogiado na matéria.
Transparecendo que a polícia despistou populares e a imprensa, embarcou para o exílio o ex-presidente Washington Luis. Partiu com sua família e assessores próximos. O navio Alcântara levou o politico de grande influência no Brasil. Diário de Santos de 21 de novembro de 1930.
Comemoração do 13 de maio na edição e 15 de maio de 1911, na revista A Fita.
Anno III da Revista A Fita, tem na capa fotografia da mademoseille Regina Flory, do Theatro Marigny de Paris. a edição tem 40 páginas e saiu no dia 23 de novembro de 1913.
Mascarada é a alegoria na primeira página de A Fita de 19 de fevereiro de 1914. A edição tem 36 páginas.
Presidente do Sindicato dos Panificadores afirma inutilidade das tabelas de preço lançadas pelo governo. O Diário de 8 de março de 1950.
Página de cultura, artes, na edição do O Diário de 4 de junho de 1960.
Primeira página do Almanaque de Santos, de 2011, tem ilustração e frase “enfim, água pura”. Na época da publicação eram comemorados 140 anos de abastecimento na cidade com água vinda de mananciais da Serra do Mar. A edição tem 108 páginas.
Em 12 de junho de 2004 o Jornal Local anuncia o aniversário do bairro santista de Vila de São Jorge.
Na página 6 da mesma edição do Jornal Local, o psicoterapeuta Içami Tiba escreveu ADOLESCENTE. Trata em forma de versos informações importantes e educativas sobre pessoas nessa fase da vida.
Bichas a preço comodo, extração de dentes, chumba-se com prata e ouro. Sangra-se, extrações. Anúncios variados. Revista comercial de 10 de marços de 1851.
Capa da revista Flamma, de novembro de 1953, com fotografia de Dayse Paiva Castro.
Na mesma edição de A Flamma, a saga de Maria Quitéria de Jesus. Deu guarida a soldados revolucionários e valeu por sua postura a inúmeros chefes militares. Audácia e coragem. Uma mulher para lembrança de uma brasileira de valor superior. Uma heroína de nossa independência política.