EDIÇÃO 05 DE OUTUBRO DE 2025.

O Brasil sob comando revolucionário. A bandeira do Brasil e seus valores.
Texto no Jornal Diário de Santos de 19 de novembro de 1930.
Na mesma ediçao,anúncios e proclamaçoes.
Capa da Revista da Cia. Docas de Santos, Outubro,Novembro e Dezembro de 1965. A revista tem números e matérias sobre inovaçoes em embarque.
A Tribuna de 31 de dezembro de 1930. Notícia sobre caçada de animais na África e “raid” aéreo. Tribunal especial revolucioário.
A Tribuna de 31 de dezembro de 1937, várias matérias sobre café. Destaque sobre a ampliaçao da Casa do Ator.
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=153931_01&pagfis=41101
Correio da Tarde de 31 de dezembro de1938. Várias manifestaçoes sobre a entrada de um novo ano.
Notícias da II Conflito Mundial na A Tribuna de 31 de dezembro de 1940.
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=153931_02&pagfis=5405
Pequeno anúncio de restaurante, “quereis cear?”, em A Gazeta do Povo de 31 de dezembro de 1918.
“Grande honra nos consideria v.ex. dignando a proceder assignatura da nova lei reguladora da imprensa…”. Assim começa a carta de Herbert Moses, presidente da Associação Brasileira de Imprensa a Getúlio Vargas, em 28 de janeiro de 1932. Diário de Santos.
__________
Alemães denunciam quebra de compromissos do Império Brasileiro com os que vieram ao Brasil. Revista Commercial de 24 de dezembro de 1852.
Quadro da província de Sao Paulo quando da vinda do príncipe. Um quadro da formaçao do Brasil. Revista Commercial de 29 de dezembro de 1864.
Capa da revista A Fita, de 25 de dezembro de 1913.
Além de uma peça publicitária sobre os efeitos digestivos de uma bebida, pensamentos e anúncio de um banco hipotecário e agrícola. Também
na mesma edição da Flamma, que tem 46 páginas.
Flamma, maio de 1927. Capa com aberto elogio ao sexo feminino.
Na mesma edição, peça publicitária sobre presentes de Natal.
Alvorada da Paz. Texto na revista Flamma 1945, 4a. edição; discorre sobre o fim da II Guerra mundial.
Proibição de enterro de cadáveres dentro dos templos. Passam a ser enterrados no quintal do convento de Santo Antonio. Da Revista Comercial de 28 de outubro de 1850.
Menor ao volante atropela sambistas. Chamada de primeira página de A Tribuna de 4 de fevereiro de 1980.
Denúncias do Jornal Preto no Branco trazem intranquilidade aos tradicionais empreguismos, corrupção. Preto no Branco, editado pela Cooperativa dos Jornalistas de Santos. Em edição Extra de agosto de 1980. A manchete: Terrorismo Fracassa. Ameaças de bombas em bancas que vendem os chamados jornais alternativos.
Anúncio do complexo educacional Carmo, com seus cursos livres e regulares. Instituição que mantém a tradição de ensino. Na edição de 20 de novembro de 1980 do jornal Preto no Branco.
Serviço Social da Indústria anuncia gêneros alimentício a preços baixos. Os vários endereços em Santos em Santos e interior.
Anúncio no Santos Jornal de 8 de agosto de 1947.
Na mesma edição do Santos Jornal, “…o problema da juventude operária atinge todas as raças, continentes e países…”. Página 8. Dia 8 de agosto de 1947.
Jornal Católico. Assim se posiciona o Santos Jornal, E faz indicação dos filmes do cinema com classificação de cada um de acordo com critérios da publicação. Em 31 de dezembro de 1947.
Em 1974 o Almanaque de Santos mostra peça de divulgação do Jornal A Tribuna sobre os 80 anos de circulação da publicação.
No mesmo ano, O Almanaque de Santos conta a história do transporte coletivo na cidade. As gôndolas, para várias pessoas, com tração animal. Bondes. A evolução até aquele ano de 1974.
Anno III da Revista A Fita, tem na capa fotografia da mademoseille Regina Flory, do Theatro Marigny de Paris. a edição tem 40 páginas e saiu no dia 23 de novembro de 1913.
Mascarada é a alegoria na primeira página de A Fita de 19 de fevereiro de 1914. A edição tem 36 páginas.
Lições importantes em todas as idades. O pensamento do homem sobre o homem. Reflexão na primeira página de O Caixeiro, edição de 23 de novembro de 1879. A edição tem 4 páginas voltadas aos interesses da classe comercial.
“…sem embargo de seus esforços em contrário, não experimentarão o prazer de n´élla reverem os talentos de uma das mais precoces capacidades da Academia Paulistana, ceifada pela morte na primavera dos seus mais bellos annos. – Santos, 9 de agosto de 1859.”. Trecho de texto do jornal O Ytororó, de 1 de setembro de 1859. Página 5. Edição com 14 páginas.
Uma conspiração imaginária. Isso levou à policia de São Paulo martirizar dois jovens, prendendo-os ilegalmente. Ficaram presos oito dias e a conspiração não existia.
No Praça de Santos de 15 de janeiro de 1930.
Menina de 10 anos cai do bonde e é internada na Santa Casa.
Na edição de 12 páginas, do Diário de Santos, na primeira, homenagem póstuma a um dos heróis de Copacabana. O tenente Mario Carpenter, de tradicional família de militares de alta patente. Em 21 de novembro de 1930.
“Grande honra nos considera vex. dignando a proceder assignatura da nova lei reguladora da imprensa…”. Assim começa a carta de Herbert Moses, presidente da Associação Brasileira de Imprensa a Getúlio Vargas, em 28 de janeiro de 1932. Diário de Santos.
Inverdades levadas pelo capitão Amado Mena Barreto ao Supremo Tribunal Militar contra Agripino Nunes de Azevedo culminaram na absorvição do sargento. A Tribuna do dia 11 de janeiro de 1930.
______________________________________
Universidades, Colégios, Empresas e entidades apoiando a digitalização de jornais e publicações da Cidade de Santos.
Os Links para a Biblioteca Nacional Digital, depositária do conteúdo, remetem para a digitalização realizada pelo Instituto Histórico de Geográfico, sob a orientação histórica e jornalística de Sérgio Willians, presidente do IHGS.
A coordenação e orientação da digitalização são realizadas por Silvio Bergamini, jornalista e professor universitário.
A equipe é permanente.
www.ihgs.com.br
Instituto Histórico e Geográfico de Santos
Av. Cons. Nebias 689, Santos, SP, 11045-003