Instituto Histórico e Geográfico de Santos recebe visita de fotógrafos da plataforma “Mobtwo”

No dia do aniversário de 473 anos da cidade, o Instituto Histórico e Geográfico de Santos recebeu a visita de fotógrafos amadores integrantes da plataforma “Mobtwo”. O sistema reúne apaixonados pela fotografia que se utilizam de equipamentos móveis (mobiles), em especial smartphones (celulares). O grupo, coordenado pelo fotógrafo Luiz Fernando Menezes e pela designer Mônica Sobral, do Instituto “Vicência”, faz imersões em lugares considerados “inusitados” da cidade santista. A escolha do Edifício “Valentim Bouças”, sede do IHGS, na avenida Conselheiro Nébias, 689, se deu por conta da data histórica de Santos, que também completou 180 anos da sua elevação à categoria de cidade. “Pesquisamos e estudamos peculiaridades sobre um possível lugar a ser visitado. Em cada vivência unimos fotografia e cultura, ampliando o conhecimento de cada participante e proporcionando uma experiência exclusiva, levando a locais importantes da nossa cidade que muitas vezes conhecem apenas de passagem”, disse Luiz Fernando. O fotógrafo conta que o Instituto Vivência possui um rico acervo de fotografias do século XIX e início do século XX, além de máquinas fotográficas antigas, livros, jornais e documentos. “Nossa preocupação é resgatar e preservar a história que está perdida e esquecida”, completa.

O grupo foi recepcionado pelo vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, o jornalista e historiador Sergio Willians, que representou a diretoria executiva comandada por Lupércio Mussi. Depois de fazer uma breve explanação sobre a história da entidade, que completou 81 anos no dia 19 de janeiro, e sobre o próprio casarão sede, erguido a partir de 1886, Sergio Willians acompanhou a visita do grupo às dependências do imóvel. Os integrantes da visita não pouparam os “cliques” de suas máquinas, registrando belas imagens dos detalhes arquitetônicos, mobiliário e do acervo. Um dos pontos altos foi conhecer a coleção de negativos de vidro originais do fotógrafo José Marques Pereira, do início do século 20. Luiz Fernando, grande admirador deste, que foi um dos primeiros fotógrafos de rua da cidade de Santos, mostrou também um raro exemplar da “Revista da Semana”, de 1902, integrando do acervo do IHGS. Nesta publicação, quase todas as imagens foram clicadas por Marques Pereira e boa parte delas tem seus negativos também sob a guarda do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Ao final da visita, os integrantes do grupo fizeram uma espécie de ensaio fotográfico utilizando como “modelo” o anfitrião do dia, num momento marcado pela descontração. “Receber essas pessoas em nossa casa foi uma experiência muito interessante, uma vez que eles para cá vieram com o olhar minucioso do fotógrafo. Eles buscaram nos mais singelos detalhes a beleza deste lugar mágico, que é o edifício Valentim Bouças. Até mesma o velho lustre e as lombadas dos livros serviram de inspiração para belas fotografias”, avaliou Willians.

As fotos abaixo foram enviadas pela participante Rosana Schneider